Friday 10 December 2010

Para evitar um 'WikiLeaks pessoal' no seu PC

Só se fala em WikiLeaks . Governos e diplomatas estão furiosos, a perseguição ao site é intensa. Faz pensar: se países poderosos como os Estados Unidos têm informações delicadas vazadas de forma tão simples (através de um soldado insatisfeito, que as repassou ao site), será que nossos dados estão a salvo num mero PC em casa? Afinal, o roubo de informação está hoje na ordem do dia dos hackers.

Para saber o que fazer a fim de prevenir o vazamento de dados pessoais, conversamos com três especialistas: John Dasher, diretor sênior da área de Proteção de Dados da McAfee nos EUA; Mariano Sumrell, diretor da Winco, que distribui no Brasil o antivírus AVG; e André Diamand, presidente do conselho e sócio-fundador da Future Security.

Atualizações e olho vivo nas redes sociais

Segundo Dasher, além de ter um computador com todos os sistemas e programas atualizados - inclusive os softwares de segurança - é preciso ficar atento, em especial ao Facebook e afins.

- O que se compartilha nas mídias sociais não está seguro - diz Dasher. - Você deve partir deste princípio, de que tudo o que se põe lá é público. Por isso, todo detalhe importa. Não deixe solta informação identificadora, como coordenadas de GPS em fotos que você sobe para seu perfil.

Outro perigo são os computadores compartilhados em casa. Como os sistemas operacionais de hoje suportam múltiplos usuários, certifique-se de que cada membro da família tenha sua própria conta. De preferência, com senhas.

- Não há razão para ter seus dados financeiros numa área virtual acessível às crianças na hora que voltam das escola para jogar games e fazer seus deveres - diz Dasher. - Também se deve ficar de olho em dispositivos como pendrives USB, que podem levar malware para o computador (além de capturar dados).

Para incrementar a segurança física, Mariano recomenda usar criptografia no disco rígido. Assim, o vazamento ou roubo de dados fica mais difícil. Há programas como o PGP que permitem criptografar desde uma pasta até uma partição inteira do disco.

- Ao comprar on-line, de preferência use um endereço de e-mail especialmente separado para isso. Não o use para mais nada. Isso ajuda a reduzir o spam que vai para as contas pessoais - diz Dasher.

Discrição para evitar a engenharia social

André Diamand comenta que, mesmo protegidos pelos recursos tecnológicos, ainda temos de prestar atenção ao que revelamos sobre nós.

- Não saia por aí contando detalhes de sua vida para qualquer pessoa - diz André. - E seja rigoroso ao montar sua rede de amigos no Facebook. Não adicione qualquer um. Vai fazer bem à privacidade.

Dasher lembra que ser reservado ajuda o usuário a escapar da engenharia social. E nada de clicar em links dentro de e-mails não solicitados.

Além disso, vale examinar bem os termos e configurações de privacidade dos sites, especialmente em redes sociais. O ideal é postar suas coisas só para os amigos, e não para os amigos dos amigos. Novos aplicativos e joguinhos podem ser tentadores, mas verique se eles vêm de fontes tradicionais e consagradas antes de baixar.

Hoje em dia modernos navegadores vêm com funções de navegação privada - de modo que seus dados não sejam gravados em dada sessão do browser. Um bom recurso quando se pretende ir a páginas ainda desconhecidas.

Finalmente, veja que arquivos e documentos no computador estão apenas guardados lá, sem uso imediato. Vale fazer um backup e guardá-los longe do ambiente on-line, acessando-os só quando necessário.

Para saber mais sobre segurança e prevenção na internet, recomenda-se a leitura da Cartilha de Segurança do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança).

Fonte : www.oglobo.com.br

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario