Wednesday 8 December 2010

Conheça dicas básicas para resolver problemas no iPad

O iPad finalmente chegou ao Brasil. Mas, como todo gadget, tem lá suas manhas e defeitinhos recorrentes. Pensando nisso, Brian Nadel, ex-editor da revista "Mobile Computing & Communications", reuniu no Computerworld.com principais problemas do tablet, e como resolvê-los sem complicação. Também há algumas dicas úteis, como a configuração de senha e outros babados. Eis as dicas do especialista, resumidas. (Leia também: Apple trouxe mais de 50 mil iPads para o Brasil )

DURAÇÃO DA BATERIA:A carga do iPad deve durar entre sete e oito horas. Se a sua acaba antes, você pode se dirigir a Setting e tomar uma ou mais dessas três providências: reduzir o brilho da tela (em Brightness & Wallpaper), desligar o Bluetooth (na opção de mesmo nome) ou desligar o modem 3G (na opção Cellular).

TELA NEGRA: Costuma aparecer quando o iPad hiberna para economizar energia (de resto, como fazem os PCs e celulares). Se você não gosta desse modo econômico, siga até Settings, depois Auto-Lock, e decida quantos minutos se passarão até a tela hibernar: 2, 5, 10, 15 ou nada de descanso (nesse caso, muito provavelmente a bateria acabará mais rápido).

NEM CALOR, NEM FRIO: O iPad não suporta temperaturas superiores a 35 graus centígrados ou inferiores a zero grau. O ideal é prevenir: em dias de calor, mantenha-o na sombra e, no inverno, evite expô-lo ao frio extremo.

LIMPEZA: Como costuma acontecer com telas de toque, depois de algumas semanas de uso ela provavelmente estará uma gordura só. Nada de usar produtos químicos para limpá-la. O melhor é um pano limpo e seco, e só.

PROBLEMA NA CONEXÃO WI-FI: O alcance médio do Wi-Fi do iPad é 22 metros, contra 33 metros de um netbook. Então, uma dica é chegar mais perto do roteador ou ponto de acesso. Se sua conexão cair com frequência, o jeito é ir até as Configurações (Settings) do iPad, clicar na opção Wi-Fi e escolher, com a setinha que se apresenta, a rede a que vai se conectar, apertando em seguida o botão "Renew Lease".

CADÊ O TOQUE? Um bug muito comum no tablet faz com que, de vez em quando, a tela congele e ele perca a função touch. Para resolver isso, você pode 1) fechar um programa que esteja aberto tocando no botão físico para voltar à tela inicial; 2) dar um reset rápido pressionando por cinco segundos o botão Sleep/Wake, e uma vez desligado o aparelho, tocando o mesmo botão para ele reiniciar; 3) Fazer um restart completo, tocando o botão da home e o Sleep/Wake juntos. A tela ficará escura, o logo da Apple aparecerá e o iPad iniciará com o touch restaurado (espera-se).

USB SEM CARGA: Usuários reclamam que não conseguem carregar o iPad botando seu cabo USB num computador, como costumam fazer com celulares e smartphones. Ocorre que a maioria das portas USB em computadores e notebooks não tem turbinagem suficiente para carregar um iPad. Melhor usar a velha e boa tomada.

SINCRONIZAÇÃO DIFÍCIL: Sincronizar o iPad com o computador nem sempre é simples. Certifique-se de que ele está com a bateria cheia antes de fazer essa operação. Se o computador não o reconhecer, pode haver problema com o software AMDS (Apple Mobile Device Support) e pode ser necessária uma reinicialização do software. Para isso, se você estiver usando um PC com Windows, vá até o Painel de Controle e siga o caminho Ferramentas Administrativas/Serviços/Apple Mobile Device. Então, clique para parar e depois reencetar o programa. Se isso não resolver, infelizmente será necessário desinstalar o AMDS e instalar uma nova versão (vem com uma nova instalação do iTunes). Este último procedimento pode valer tammbém para os Macs.

RESTAURANDO OS DADOS: Se você observar que o sistema está com problemas, não conseguindo acessar arquivos e aplicativos, plugue o iPad no USB, clique na imagem dele que aparece no lado esquerdo da tela e vá até Summary. Lá, clique em Restore e depois em Restore from your last backup. Os dados - que são copiados toda vez que o tablet sincroniza com a máquina - retornarão ao aparelho. Se o iPad tiver travado de vez, você poderá usar a opção Set up as new iPad - só que, nesse caso, ele será configurado como veio de fábrica, sem os aplicativos e arquivos que você baixou.

CONFIGURAÇÃO DE SENHA: Para proteger suas informações no iPad, vá a Settings e em seguida a Passcode Lock. Ligue a senha (Passcode On) e digite seu código de quatro caracteres. Agora, toda vez que você for usar o iPad, terá que digitar a senha, mas pelo menos os dados estarão mais seguros. Se quiser radicalizar, habilite a função Erase Data na senha - que apaga tudo no iPad se houve 10 digitações erradas da senha. Faça backup para evitar tragédias, ok?

REMOVENDO APLICATIVOS: o iPad ficou congestionado com programinhas? Pressione continuamente o ícone de um programa para removê-lo. Apacerá um X que, se tocado, dará a opção de excluir. Será preciso remover o programa do iTunes, também, do contrário, na próxima sincronização com o PC, o aplicativo reaparecerá no iPad.

ASSINATURA SEM GRAÇA: Quer tirar dos seus e-mails aquela assinatura chata "Enviado do meu iPad"? Siga o caminho Settings/Mail/Contacts and Calendars/Signature. Basta deletar o texto padrão ou trocá-lo por um mais simpático.

O SILÊNCIO É DE OURO: Usando o caminho Settings/General/Sounds, vocêpode desligar os irritantes bipes que avisam sobre a chegada de e-mails, lembretes da agenda e assim por diante. Também pode desligar os sons do teclado. Ou simplesmente reduzir o volume de todos eles.

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